fbpx

Veja 5 vantagens de usar tecnologia sustentável em seus projetos

A aplicação de tecnologia sustentável pode conferir muitas vantagens para as construções e também para o meio ambiente. Ela prioriza o uso de fontes renováveis de energia e também garante economia financeira aos seus usuários.

Trata-se de um assunto que está sendo cada vez mais discutido e visto na sociedade, seja em obras industriais, comerciais ou mesmo residenciais. As tecnologias sustentáveis mais conhecidas e aplicadas atualmente no Brasil são:

5 vantagens de usar tecnologia sustentável em diferentes projetos construtivos

1 – Economia financeira

A tecnologia sustentável pode requerer um valor expressivo em um primeiro momento, visto a demanda do planejamento do projeto, os equipamentos e os materiais necessários para execução e instalação dos sistemas. Porém, em um curto prazo esse investimento se torna vantajoso, visto a economia que ele refletirá em suas contas de luz, no caso da adoção de um sistema fotovoltaico, por exemplo. Veja como comprar placa solar aqui.

Inclusive, na Casa Eco Sustentável, o investimento de um sistema fotovoltaico residencial pode retornar no período de 4 à 7 anos e meio.

2 – Preserva o meio ambiente

As fontes de energia renováveis são inesgotáveis e não prejudicam à natureza, como acontece na exploração de petróleo, por exemplo. Mas, ao aplicar e utilizar tecnologia sustentável, é preciso contar com uma mão de obra qualificada e preocupar-se também com o entorno da obra, dispensando impactos negativos à natureza, utilizando materiais biodegradáveis e evitando o desperdício dos mesmos.

3 – Projetos criativos e personalizados

Além de proporcionar economia financeira e ser amiga da natureza, a tecnologia sustentável também vai conferir personalidade aos seus projetos construtivos, mostrando que sua empresa se preocupa com o meio ambiente. No caso de projetos fotovoltaicos, por exemplo, os painéis solares poderão ser instalados de forma segura e criativa em seu telhado, agregando valor estético ao visual de sua casa ou empresa.

4 – Valorização imobiliária dos imóveis em termos de inovação e infraestrutura

Tecnologias sustentáveis são inovadoras e agregam valor imobiliário aos imóveis, visto o custo-benefício que esses sistemas conferem para quem mora, trabalha ou transita nesses imóveis, como bem-estar, conforto térmico e acústico aos ambientes.

5 – Facilita o acesso às certificações

As certificações ambientais exigem algumas ações específicas e obrigatórias nos empreendimentos comerciais e industriais, a fim de reduzir o impacto e tornar as edificações autossuficientes. Nesse sentido, a energia solar pode ajudar empresas a conquistarem a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por exemplo, promovendo uma construção ecologicamente correta e fortalecendo a responsabilidade ambiental e social do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *