fbpx

Quais cuidados preciso ter na manutenção do meu sistema fotovoltaico?

Cuidados com os módulos fotovoltaicos

Verifique periodicamente o estado dos painéis fotovoltaicos do seu sistema. Pelo menos uma vez a cada 6 meses, cheque os seguintes pontos:
– limpeza: verifique se os painéis possuem sujeira acumulada na sua superfície, pois isso diminui bastante a eficiência do sistema. Se observar sujeira, lave a superficie dos painéis com água e sabão utilizando uma vassoura de cerdas suaves, depois enxágüe bem.
– acúmulo de água: caso o ângulo de inclinação dos painéis seja pequeno (10 graus ou menos), o que ocorre em localidades próximas à linha do Equador, certifique-se de que a água não se acumula na superficie. Se isso ocorrer, provavelmente você terá de chamar uma equipe especializada para aumentar um pouco o ângulo de inclinação. Desta forma, a água da chuva poderá escorrer livremente e não obstruirá a luz do sol.
– sombreamento: verifique se existe alguma obstrução da luz solar na superfície dos módulos. Galhos de árvores próximas podem ter crescido ou um prédio novo na vizinhança pode ter sido construído. Se isso acontecer, tente realizar uma poda nos galhos ou chame uma equipe especializada para verificar a possibilidade de reinstalar os módulos em outro local. Uma boa dica é usar um aplicativo de seguimento solar, como o SunSurveyor ou SunSeeker, para checar o percurso do sol no céu durante o todo o ano e se assegurar que nenhum sombreamento está fazendo o seu sistema gerar menos energia e você, economizar menos dinheiro!
– adquira um sistema de monitoramento: se você ainda não possui um sistema de monitoramento para a sua instalação fotovoltaica, pense em adquirir um! Nele você terá disponíveis todos os dados de geração e eficiência do sistema, o que pode te alertar para uma eventual perda de eficiência causada por um dos motivos acima!

Inversores e controladores de carga

Inversores on e off-grid e controladores de carga são os equipamentos que menos exigem em manutenção. Mesmo assim, vale a pena ficar atento aos seguintes aspectos:
– limpeza: mantenha os inversores e controladores sempre limpos e em locais secos e sem sujeira. Uma limpeza mensal com pano seco é suficiente para se evitar o acúmulo de poeira.
– cooler: caso o seu inversor ou controlador possua um cooler para refrigeração, cheque periodicamente se ele está funcionando corretamente. Se notar algo anormal, ligue para o fabricante ou revendedor.
– sinalização: verifique se todas as luzes indicadoras ou displays do seu equipamento estão em bom estado de funcionamento. Se notar que alguma coisa está queimada, entre em contato com o fabricante ou revendedor.
– aperto dos terminais: é uma boa prática checar se as conexões dos cabos no inversor não estão soltas, ao menos uma vez por ano. É altamente recomendável contratar um eletricista habilitado para fazer este trabalho pra você.

Verifique as baterias

Se você possui um sistema off-grid, então cuidar das baterias é primordial. Elas são os itens mais caros e mais sensíveis do sistema. Portanto, você deve ter atenção redobrada com os seguintes aspectos:
– inspeção e limpeza: faça uma inspeção geral mensal nas baterias. Verifique se há algum vazamento, alguma rachadura ou corrosão nos terminais ou conectores. Caso algum desses itens seja verificado, contrate um serviço especializado ou considere a troca das baterias danificadas. Faça a limpeza dos terminais ao menos uma vez por mês. As baterias devem estar sempre limpas e secas, ou seja, mantenha-as sempre em um local livre de umidade e sujeira.
– checagem do nível de eletrólito: faça a checagem do nível de eletrólito das suas baterias ao menos uma vez por mês. Procure no manual de instruções como fazer essa checagem, pois cada modelo tem o seu procedimento correto.
– manutenção da carga: nunca deixe a sua bateria estacionária se descarregar mais do que o mínimo projetado para o seu sistema. A utilização de bons controladores de carga e de sistemas de monitoramento das baterias são fundamentais no controle da profundidade de descarga, o que impacta diretamente na vida útil do seu sistema de armazenamento.

Especialize-se em energia solar fotovoltaica

Estes são alguns pontos relacionados à manutenção de sistemas fotovoltaicos. Deu pra perceber que, embora algumas checagens e verificações sejam simples, muitas vezes precisamos contratar um profissional especializado no assunto para realizar esses procedimentos. Desta forma, com o número de sistemas instalados aumentando a cada dia no Brasil, surge uma oportunidade de negócios muito interessante pra quem se interessar em empreender no setor de energia solar fotovoltaica.

Fonte: Absolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.