fbpx

Procura por sistemas de energia solar aumenta devido à conta de luz cara

Segundo levantamento realizado pelo Portal Solar, de janeiro a maio deste ano, o interesse em projetos de geração distribuída subiu 117%. O crescimento da procura condiz com o período de aumento das tarifas de energia, com a permanência das bandeiras vermelha e amarela, devido à escassez hídrica e à maior utilização das usinas termelétricas pelo sistema elétrico.

Os dados têm como base mais de 2,5 milhões de acessos realizados no Portal Solar de janeiro a maio de 2021. Com aproximadamente 20 mil empresas de energia fotovoltaica no Brasil, a plataforma conecta consumidores, incluindo distribuidores, instaladores, projetistas, revendedores e outros.

Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar, acredita que, hoje em dia, o uso da energia solar é uma das melhores alternativas para o consumidor escapar dos aumentos contínuos na tarifa de energia e ter segurança de abastecimento.

“Certamente, o avanço da energia solar nos telhados e pequenos terrenos é parte da solução para a crise hídrica e para o risco de racionamento no Brasil, além de ser uma fonte limpa e barata”, detalhou Meyer.

Em decorrência do aumento da busca por projetos fotovoltaicos, o Portal Solar prevê, em 2021, um acréscimo de 5,4 mil novas empresas nesse setor no país, o que equivale, no volume atual de organizações no mercado, ao crescimento de 27%. Neste momento, a plataforma é responsável por cadastrar cerca de 450 novas companhias por mês na área.

O Portal Solar também apurou, em um estudo efetuado em 2020 com mais de 1,5 mil companhias do setor, que 41,2% das empresas atuam há menos de um ano com energia solar; 27,1%, de um a dois anos; 19,5%, de dois a três anos; e somente 12,3% trabalham há mais de quatro anos no segmento.

Outra informação é que só 6% superaram a marca de 50 sistemas instalados, 7,9% instalaram de 10 a 50 sistemas e 36,4% ainda não concluíram três instalações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *