fbpx

Entenda como funciona a energia solar residencial

Em expansão, esse modelo de energia limpa conta com linhas de crédito bancárias mais acessíveis, contribuindo com a expansão do setor

Adquirir um sistema fotovoltaico em residências cuja energia está veiculada a rede da concessionária requer estudo técnico detalhado e planejamento. Da instalação ao pagamento, esse modelo energético tem se tornado cada vez mais acessível, principalmente por aliar economia e sustentabilidade.

Embora o valor investido possa parecer alto, a estimativa de payback – tempo em que o projeto “se paga” – é de cinco anos. E além disso, o mercado oferece atualmente linhas de financiamento que flexibilizam ainda mais a adesão à energia solar. A energia limpa traz vantagens a curto e longo prazo, para o morador e também para o meio ambiente.

Como funciona a instalação

A maioria dos telhados podem receber a estrutura dos módulos fotovoltaicos. A instalação é realizada nas ripas e colunas da construção, sendo identificado no estudo técnico uma avaliação completa da estrutura para saber o cálculo de peso que poderá suportar.

Cada projeto de instalação é único e deve ser avaliado de acordo com todas as necessidades do cliente e local de instalação, não só com relação a fatura atual, quanto na projeção do consumo para os próximos anos. Em média, a vida útil das placas solares é de 25 anos.

Após o planejamento financeiro, é imprescindível avaliar no mercado local, empresas que já tenham em seu portfólio a instalação de sistemas fotovoltaicos. O cliente deve estar munido das faturas do último ano, pois é com base no seu consumo que a empresa irá fazer a média de gasto e propor a quantidade de módulos solares a serem instalados.

A redução na conta varia de acordo com o consumo da unidade, mas em todos os casos, a fatura se resume às taxas de iluminação pública e de consumo mínimo estipuladas pela concessionária da rede local.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *