fbpx

Energia solar impulsiona demanda por motorhomes

Tecnologia viabiliza o sonho de morar numa residência móvel com conforto

Lucas Teixeira Silva, 34 anos, largou o ramo de transporte executivos para se dedicar a uma grande paixão: morar sobre quatro rodas. A sua primeira casa ambulante foi um Mercedes-Benz 0371, ano 1992, que comprou por R$ 10 mil. Depois de adaptar todo o ambiente, o empresário apostou num diferencial e adotou a geração de eletricidade por meio de placas solares, cuja energia é armazenada em duas baterias.

Atualmente, Silva trabalha na construção de motorhomes com energia limpa. “A Kombi é uma das mais pedidas para virar um lar”, conta. Ele também tem um canal no Youtube sobre como construir os motorhomes, com mais de 151 mil inscritos.

É cada vez mais comum encontrar veículos recreativos, como Kombis, trailers e motorhomes equipados com um sistema fotovoltaico. Os usuários buscam liberdade com conforto e simplicidade. Esses veículos são equipados com diversas funcionalidades de uma casa comum.

Segundo o empresário, dependendo do tamanho do motorhome e do espaço disponível para instalar as placas, o sistema fotovoltaico talvez não seja capaz de suprir toda a demanda energética. Nesse caso, seu papel é auxiliar a geração de energia, garantindo maior liberdade para os roteiros de viagem.

Com o auxílio de um sistema fotovoltaico, é possível permanecer na estrada por muito mais tempo, sem necessitar de uma parada para recarregar. Além disso, a manutenção necessária é simples e barata. No caso dos motorhomes, é ainda mais fácil, pois a principal manutenção é a limpeza das placas solares, que pode ser feita pelo próprio consumidor.

Fonte: Infosolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *