fbpx

Energia solar garante mais economia aos lares e empresas

Tecnologia permite o aproveitamento do sol, fonte inesgotável, limpa e sustentável, aquecendo o mercado e abrindo espaço para novas empresas

Diminuir os impactos ambientais no Brasil e no mundo tem sido uma preocupação recorrente de muitas pessoas e empresas. Além disso, a crise energética no País virou uma ameaça constante, interferindo de forma negativa no meio ambiente e acarretando em valores mais altos (e por vezes assustadores) na conta de luz.

Diferentemente da energia eólica, que esbarra na burocracia e tem custos mais elevados, a solar permite a instalação de forma mais rápida, além das inúmeras outras vantagens. O Brasil é o País que mais recebe irradiação solar, com pouca variação durante as mudanças de estações. Temos que diversificar o tipo de energia, e a que mais se adequa para nós é a solar. Existe a eólica, mas o custo é muito alto e não é tão duradoura. É preciso construir uma usina, demora anos para projetar, é necessário pedir autorização. A energia solar é imediata e muito mais ágil.

Aproveitar a abundância do sol no Brasil é uma estratégia inteligente de economia e menos agressiva ao meio ambiente. A fonte principal de energia brasileira é a base hídrica, não sendo possível ter controle sobre ela – ainda podendo ocasionar desequilíbrio no clima com a construção de lagos e outras demandas. No caso da energia solar o investimento é individual, é uma solução muito simples e rápida. É difícil ter um argumento contra. Após o planejamento e a autorização da concessionária, a instalação é feita em um processo bastante ágil, levando em média de 40 a 50 dias.

Fonte: jornalnh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *