fbpx

Energia solar em casa: tudo que você precisa saber antes de instalar

O processo é feito em diversas etapas e requer autorizações, mas resulta em economia e sustentabilidade

Optar por painéis de energia solar em casa é sustentável e econômico. A energia solar oferece diversos benefícios, como autonomia energética, segurança no abastecimento e valorização do imóvel. Mas o principal é, sem dúvidas, a redução na conta de luz, que pode chegar a 95%.

Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar, explica: “O investimento em energia solar é inversamente proporcional à tarifa de eletricidade. Isso quer dizer que quanto maior for o consumo e a tarifa de energia da concessionária da sua região, mais vantajoso será investir na compra de um kit solar fotovoltaico”.

Mesmo que a quantidade de painéis instalados em uma casa não seja suficiente para abastecer 100% da morada, o sistema já começa a gerar diversos tipos de economia, conforme a arquiteta Bia Hajnal.

Para instalar painéis solares em casa, é preciso contratar uma empresa especializada em sistemas de energia solar para clientes do mercado de geração distribuída e avaliar a viabilidade de instalação. É necessário checar a área disponível, insolação, acesso e outros fatores.

Para que esses painéis produzam eletricidade a partir da luz do sol é preciso instalar um kit com as placas solares, inversor de corrente, estrutura de fixação, caixa de proteção elétrica e cabos e conexões.

O custo de instalação varia de imóvel a imóvel, conforme o tamanho, capacidade e outros fatores. Porém, em média, um sistema solar custa entre 15 e 30 mil reais, segundo Carolina. Mas é possível financiar 100% do projeto, incluindo os equipamentos e serviços de instalação. A vantagem desse processo é que, geralmente, a parcela do financiamento fica igual ou menor que a conta de luz.

Bia explica que para a instalação, é necessário que um projeto com ART de engenheiro elétrico seja elaborado, ao lado da concessionária local de energia. Quando o projeto é aprovado, é preciso somente instalar um medidor específico na entrada de luz, o que pode levar alguns meses.

“Em conclusão, a energia solar fotovoltaica é uma tecnologia segura e confiável. Contudo, é necessário buscar qualidade nos equipamentos, nas estruturas de fixação dos painéis solares e nos componentes elétricos, bem como contratar profissionais qualificados para realizar a instalação. Também é recomendado verificar as garantias dos equipamentos e as qualificações da empresa”, finaliza Carolina.

Fonte: Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.