fbpx

Conheça 3 tipos de módulos fotovoltaicos

Os módulos fotovoltaicos são as partes mais importantes de um sistema de energia solar, visto que eles são responsáveis pela captação da luz solar para uso doméstico, comercial ou industrial. Vale destacar que a conversão é feita pelas células fotovoltaicas que compõem cada módulo.

Também chamados de placas solares, os módulos de energia solar devem ser instalados de maneira assertiva, por profissionais qualificados, sobre estruturas resistentes e devidamente testadas, garantindo um bom desempenho energético e também segurança para quem mora ou transita em tal imóvel.

Veja 3 tipos de módulos fotovoltaicos

1 – Painel Solar Monocristalino

painel solar monocristalino contêm silício em sua composição com lâminas individuais, as quais são tratadas e transformadas em células fotovoltaicas, resultando em uma matriz solar altamente eficiente. É o painel que oferece mais vantagens atualmente.

Os módulos fotovoltaicos monocristalinos ocupam pouco espaço e conferem alta eficiência energética mesmo em locais com pouca incidência de luz solar. 

2 – Painel Solar Policristalino

Esse tipo de painel também é composto por silício e, diferente do monocristalino, é formado por vários cristais. Geralmente pode ser mais barato do que o monocristalino, porém oferece um rendimento menor e ocupa mais espaços nas edificações.

3 – Painel Solar Filme Fino (Thin Film)

Os módulos fotovoltaicos do tipo filme fino são ideais para aplicar sobre vidros ou metais e contam com materiais como cobre, índio, gálio seleneto em suas composições. Demandam de uma amplo espaço para instalação e podem não oferecer tanto custo-benefício como os painéis de silício.

Em todos os casos, é indispensável contar com uma empresa qualificada e experiente para instalar um sistema de energia solar de forma segura. 

Em um primeiro momento, a implementação de painéis solares pode parecer complexa, por conta dos cálculos de incidência solar e sustentação da edificação. 

Nesse sentido, o instalador deve trabalhar sempre em parceria com um engenheiro capacitado e seguir as normas da ABNT para garantir segurança e alta performance energética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.