fbpx

Carro elétrico movido a energia solar tem autonomia de quase 700 quilômetros

Desenvolvido pela holandesa Lightyear, veículo utiliza painéis fotovoltaicos personalizados e será comercializado até o final do ano

A companhia holandesa de tecnologia Lightyear lançou nesta quinta-feira (09/06) um carro elétrico movido a energia solar. Após seis anos de desenvolvimento, o veículo entrará em produção no segundo semestre.

Conforme a empresa, o modelo Ligthyear 0 permitirá uso por até sete meses sem necessidade de recarregar a bateria. O carro conta com cinco metros quadrados de painéis fotovoltaicos de desenvolvimento exclusivo que permitem a recarga via exposição a luz solar, seja com o carro estacionado ou em movimento.

Em condições ideais, este sistema permite que o veículo tenha 70 quilômetros adicionais de alcance por dia somada a autonomia estimada de 625 quilômetros da bateria. Dessa forma, o motorista poderia rodar por meses durante o verão antes de realizar uma recarga. Em países da Europa com maior incidência solar, como Espanha e Portugal, isso poderia chegar a 7 meses.

Em termos de eficiência, o modelo faz uso de 10.5 kWh por 100 quilômetros, em uma velocidade de 110 km/h.

A produção do Ligthyear 0 está programada para começar no outono europeu, em setembro, com a entrega do primeiro carro esperada para novembro. Um número máximo de 946 unidades serão fabricadas e o valor será de 250 mil euros, equivalente a cerca de R$ 1,3 milhão.

A companhia indica que o próximo modelo será desenvolvido para maior volume de produção e um preço de compra mais acessível de 30 mil euros, com fabricação prevista para iniciar entre 2024 e 2025.

Fonte: Portal Solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.