fbpx

5 motivos para investir em um sistema de energia solar

Em processo de aceleração, a energia solar é uma excelente alternativa para o Brasil por conta da grande incidência de sol no País ao longo de todo o ano. Por isso, investir nessa solução vai trazer uma série de benefícios – que vão desde a redução da conta de luz até a preservação do meio ambiente.

Com isso em mente, a campanha #CompensaSerSolar, do banco BV, te mostra cinco motivos para apostar nesse sistema como fonte de abastecimento elétrico na sua casa ou empresa.

1. Economia na conta de energia elétrica

Adotar uma estrutura fotovoltaica em casa é um dos caminhos mais rápidos e eficazes de ter economia significativa na fatura de energia elétrica. O fato é que a redução do valor pode chegar até 95%.

O que acontece é que, assim que o sistema entra em ação, todos os meses a sua conta informa não apenas quantos kWh você consumiu, mas quantos kWh gerou também. Quando sua casa ou empresa gera mais do que gasta (o que normalmente acontece), a produção se paga e o excedente se transforma em créditos de energia para as próximas faturas.

2. Sustentabilidade

Por ser renovável e inesgotável, o sol é uma das fontes de energia mais sustentáveis do mundo. A produção de eletricidade por meio das placas fotovoltaicas não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2), gases poluentes que contribuem para o aquecimento global. Autossuficiente e limpo, o sistema vai promover o suficiente para suprir a demanda diária da casa ou empresa sem prejudicar o meio ambiente.

3. Valorização do imóvel

O uso de energia solar também deve elevar o preço de residências e estabelecimentos comerciais no mercado imobiliário. No longo prazo, o preço do imóvel pode valorizar até 30%, atraindo a atenção de compradores que se interessam por esse tipo de solução sustentável. Afinal, ela já estará instalada e pronta para usar.

4. Retorno sobre o investimento

É fato que a instalação de placas solares exige certo investimento inicial. Mas a possibilidade de produzir eletricidade por meio da conversão da luz solar faz com que o dinheiro aplicado retorne a longo prazo. Em primeiro lugar, porque há opções de financiamento para essa solução em até sete anos, enquanto a durabilidade do sistema e a economia financeira que ele proporciona são de 25 a 30 anos – desde que a manutenção seja feita como recomenda o fornecedor.

5. Fácil instalação e manutenção

Além da economia de energia e longa durabilidade, o sistema oferece instalação simples e sem burocracia. Já a parte de manutenção (dividida em três tipos) exige apenas atenção periódica – de acordo com condições ambientais do local, tecnologia selecionada e variações sazonais – para manter o potencial dos painéis. Na preditiva, você avalia se as placas estão arranhadas, rachadas ou quebradas. Na preventiva, é o momento de limpar sujeira, folhas secas e poeira. Já a corretiva, se necessária, fica a cargo da assistência técnica da empresa fornecedora.

Fonte: Yahoo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.